25 filmes obrigatórios para as crianças

 

25 filmes essenciais para as crianças

Por Mariana Felipe  

Mark Kermode, um dos maiores críticos cinematográficos da Inglaterra, diz que passou grande parte de sua infância em cinemas, assistindo tudo o que podia, inclusive filmes que não eram indicados para crianças. No site do jornal “The Guardian”, ele publicou uma lista com 25 obras obrigatórias para os pequenos, desde curtas-metragens de animação até longas clássicos do cinema mudo. Todos os filmes escolhidos por Kermode são liberados para menores de 18 anos e, ainda que não sejam infantis, podem ensinar lições valiosas às crianças. O crítico organizou os títulos de acordo com o ano de lançamento e não por mérito. 

O Garoto (1921), Charlie Chaplin

Sem condições de criar o filho recém-nascido, uma mãe solteira o abandona no banco de trás de uma limusine. Mas, o carro é roubado por dois ladrões, que jogam a criança numa lata de lixo. Um morador de rua encontra o bebê e tenta se livrar dele, mas acaba se afeiçoando e decide criá-lo. Cinco anos depois, a mãe se arrepende de ter dado o filho e tenta reencontrá-lo. 

As Aventuras do Príncipe Achmed (1926), Lotte Reiniger e Carl Koch

Primeiro filme europeu de animação, esta adaptação dos contos de “As Mil e Uma Noites” acompanha a história do príncipe Achmed, que recebe um presente inusitado de um feiticeiro: um cavalo mágico. Após aprender a domar o animal, Achmed conhece reinos distantes, se torna amigo de Aladin e se apaixona por Pari Banu, a senhora dos demônios da ilha de Wak-Wak. 

Branca de Neve e os Sete Anões (1937), David Hand

Primeiro filme lançado pela Disney, esta é uma adaptação do clássico conto dos Irmãos Grimm, que narra a história da princesa Branca de Neve, a mulher mais bonita do reino. Por inveja, sua madrasta manda matá-la. Mas, o carrasco que deveria assassiná-la a deixa fugir, então a princesa vagueia pela floresta até encontrar a cabana dos sete anões, que passam a protegê-la. 

O Mágico de Oz (1939), Victor Fleming

Quando um ciclone passa pela fazenda de seus avós, Dorothy e seu cachorro, Totó, são levados para a terra de Oz. Eles viajam em direção à Cidade das Esmeraldas, em busca do Mágico de Oz, o único que pode ajudá-los a voltar para casa. No caminho, Dorothy conhece três novos amigos que também precisam da ajuda do mágico: o Espantalho, o Homem de Lata, e o Leão Covarde. 

A Canção da Estrada (1955), Satyajit Ray

Em um vilarejo da Índia, Apu, um menino muito pobre, vive com sua irmã, Durga, seus pais e uma velha tia. Eles mal têm dinheiro para comer e Durga costuma roubar algumas coisas do vizinho rico. A família se anima quando o pai consegue um emprego em outra cidade. Mas, quando ele volta da viagem, cheio de presentes, descobre que Durga morreu de pneumonia. 

O Balão Vermelho (1956), Albert Lamorisse

Durante os anos 1950, Pascal é um garoto de 6 anos que vive com a mãe num bairro pobre de Paris. Em seu caminho para a escola, ele encontra um balão vermelho amarrado em um poste e decide pegá-lo. A partir de então, Pascal leva o balão consigo para todos os lugares. Mas, os dois começam a chamar a atenção de adolescentes invejosos, que tentam destruir o brinquedo. 

Os Incompreendidos (1959), François Truffaut

Antoine Doinel, um adolescente parisiense, vive em uma família problemática. Negligenciado pela mãe e pelo padrasto, ele começa a faltar aulas para frequentar cinemas ou brincar com os amigos. Em pouco tempo, Antoine começa a praticar pequenos crimes. Para não terem que lidar com os problemas do garoto, seus pais o enviam para um reformatório. 

Mary Poppins (1964), Robert Stevenson

Michael e Jane, filhos do poderoso banqueiro George Banks, escrevem uma carta contando como seria a babá de seus sonhos, mas George rasga o papel e o joga na lareira. Os pedaços voam até a nuvem onde está Mary Poppins, uma babá com poderes mágicos. No outro dia, ela se apresenta ao banqueiro e aceita a missão de transformar a rotina das crianças. 

Kes (1969), Ken Loach

Billy Casper é um garoto de 15 anos que sofre violências e abusos em casa e na escola. Quando encontra um ninho de falcões no muro de uma fazenda, ele captura um dos filhotes e decide criá-lo. Ele chama o pequeno falcão de Kes, mas sua afeição pelo animal é vista com estranheza pelas outras pessoas, inclusive seus professores, que começam a castigá-lo. 

Dougal and the Blue Cat (1972), Serge Danot e Eric Thompson

Na cidade encantada de Magic Roundabout, todos os animais vivem em harmonia, até que alguns deles, de cor azul, começam a achar que são melhores. Chega à vila o gato azul Buxton, que tem planos ocultos de tomar o governo e destruir todos que não são azuis. Ninguém desconfia de Buxton, a não ser o cachorro Dougal, que tenta impedi-lo. 

The Amazing Mr. Blunden (1972), Lionel Jeffries

Em 1918, a senhora Allen, uma viúva de guerra, vive em um apartamento miserável com seus dois filhos, Lucy e James. Antes do natal, ela recebe a visita do sr. Blunden, um homem misterioso que lhe oferece emprego como caseira em uma mansão abandonada. Ao se mudarem para a casa, as crianças encontram fantasmas no jardim: Sara e Georgie, dois irmãos que morreram no local um século antes. 

The Street (1976), Caroline Leaf

Baseado em um conto homônimo do escritor Mordecai Richler, este curta-metragem canadense, produzido em lavagens de aquarela, conta a história de uma família judia de Montreal, que cuida de uma avó moribunda; e do neto que está impaciente para conseguir o quarto da idosa, que será dado a ele assim que ela morrer. 

E.T. — O Extraterrestre (1982), Steven Spielberg

Um grupo de alienígenas visita secretamente a Terra para recolher amostras de plantas. Ao fugirem, eles acabam deixando um E.T. para trás. O extraterrestre é resgatado pelo garotinho Elliot, que o protege de todas as formas para evitar que ele seja capturado pelo serviço secreto americano. Os dois se tornam amigos e Elliot ajuda E.T. a regressar para o seu planeta.

Meu Amigo Totoro (1988), Hayao Miyazaki  

As irmãs Satsuki e Mei se mudam com o pai para uma casa no campo, perto do hospital onde sua mãe está internada. Elas descobrem uma pequena passagem no quintal, que as levam até Totoro, um ser mágico que protege a floresta. Quando Mei tenta visitar a mãe sozinha, acaba se perdendo no bosque. Então, Satsuki pede ajuda a Totoro para encontrá-la. 

O Jardim Secreto (1993), Agnieszka Holland

Após a morte de seus pais, a garota Mary Lennox é enviada para viver na Inglaterra com seu tio rico. Ao passear pela mansão do tio, Mary descobre um jardim abandonado e decide restaurar o lugar. Para isso, ela conta com a ajuda do filho de um dos serviçais da casa e de seu primo doente. Juntos, eles conseguem transformar o jardim em um lugar mágico e cheio de alegria. 

Adoráveis Mulheres (1994), Gillian Armstrong

Durante o século 19, o filme acompanha a história das irmãs March: a bela Meg, a corajosa Jo, e a romântica Amy. O pai está longe, lutando na Guerra Civil, e elas vivem com a mãe, Marmee, e a rabugenta tia March. Como forma de fugir dos problemas financeiros e familiares, as irmãs se divertem encenando peças de teatro românticas no sótão. 

Kiriku e a Feiticeira (1998), Michel Ocelot

Na África Ocidental, nasce um menino minúsculo chamado Kiriku. Apesar de seu tamanho, ele se oferece para ajudar seu tio a lutar contra Karabá, uma feiticeira poderosa que secou a fonte da aldeia e devorou vários homens, incluindo seu pai. O tio não permite que o garoto vá junto, mas Kiriku se esconde na aba de um chapéu para seguir viagem com ele. 

Encantadora de Baleias (2002), Niki Caro

Segundo a tradição dos Maori, o filho mais velho do chefe da tribo deve ser o guia espiritual do povo, o descendente de Paikea, encantador de baleias que fundou a aldeia. Após a morte do atual líder, quem assume o posto é sua irmã, Pai, uma garota corajosa de apenas 11 anos. Mas, para liderar, Pai precisa enfrentar aqueles que não aceitam uma mulher como líder. 

Driblando o Destino (2002), Gurinder Chadha

Jesminder é uma adolescente indiana que vive em Londres e sonha em ser uma famosa jogadora de futebol, assim como seu ídolo, David Beckham. Mas, sua família deseja que ela siga os costumes indianos tradicionais, assim como sua irmã mais velha, que irá se casar. Quando é convidada para participar de um time de futebol feminino, Jes precisa escolher entre seu sonho e sua família. 

The Cave of the Yellow Dog (2005), Byambasuren Davaa

O filme acompanha uma família nômade real, na Mongólia. Nansaa, a filha mais velha, encontra um filhote de vira-lata numa caverna, a quem dá o nome de Zocher. Seu pai tem medo de que o animal atraia lobos para o seu rebanho de ovelhas e pede que a garota abandone o animal. Mas, enquanto o pai viaja à cidade para vender algumas coisas, Nansaa esconde o cachorrinho, que se torna seu fiel companheiro. 

Como Estrelas na Terra (2007), Aamir Khan

Ishaan tem muita dificuldade para se concentrar nos estudos. Após inúmeras reclamações da escola, o pai de Ishaan o envia para um internato. No novo colégio, Ishaan se sente cada vez mais triste e solitário. Mas, tudo muda quando ele conhece Nikumbh, um professor substituto. Nikumbh percebe que o garoto é disléxico e o ajuda a compreender o mundo da leitura. 

O Sonho de Wadjda (2012), Haifaa al-Mansour

Wadjda é uma garota de 10 anos de idade, que vive no subúrbio de Riade, a capital da Arábia Saudita. Teimosa e alegre, ela sonha em ter uma bicicleta para disputar corridas com seu melhor amigo, Abdullah. Mas, seus pais se negam a comprar, pois bicicletas são proibidas para garotas em sua cultura. Então, Wadjda faz de tudo para conseguir o dinheiro sozinha. 

Rainha de Katwe (2016), Mira Nair

Phiona é uma garota órfã de pai, que vive com a mãe e os irmãos em uma favela de Uganda. Por falta de dinheiro, ela é obrigada a abandonar os estudos, mas ainda sonha com um futuro melhor. Um dia, ela assiste uma aula de xadrez em um projeto social e se interessa pelo jogo. Em pouco tempo, Phiona se torna uma das melhores jogadoras de xadrez do mundo. 

A Tartaruga Vermelha (2016), Michaël Dudok de Wit

Um homem, sobrevivente de um naufrágio, nada até uma ilha deserta. Lá, ele consegue sobreviver pescando e tenta construir uma jangada para ir embora. Mas, sempre que a embarcação fica pronta, é destruída por um ser marítimo misterioso. Logo, ele descobre que o animal é uma tartaruga vermelha gigante, que acaba se tornando sua amiga. 

A Ganha-Pão (2017), Nora Twomey

Parvana é uma garota que vive no Afeganistão governado pelas forças do Talibã. Quando seu pai é preso de maneira injusta, ela, sua mãe e a irmã ficam desamparadas. Mulheres não podem trabalhar no país e ninguém lhes vende comida se estiverem desacompanhadas. Então, Parvana decide se disfarçar de menino para trabalhar e garantir o sustento de sua família.  

Fonte: https://www.revistabula.com/24633-25-filmes-essenciais-para-as-criancas/

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes