URBANITE - Como a cidade interfere na qualidade de vida?

  

URBANITE

Primeiro projeto 100% digital da TV Cultura e disponibilizado exclusivamente no canal oficial da emissora no YouTube, Cultura Digital, o programa discute como a cidade interfere na saúde e na qualidade de vida de seus habitantes, tudo sob as reflexões do Dr. Paulo Saldiva, médico patologista, doutor, livre-docente e professor universitário. Ao longo de 12 episódios serão tratados quatro temas gerais. São eles: poluição, obesidade, doenças mentais e contagiosidade, que se desdobram em questões específicas e itens que integram a rotina da população urbana. 

 

 1- Obesidade não é só dieta

Você já ouviu falar que quanto maior a cidade maior a taxa de obesidade? Dr. Paulo Saldiva fala, neste primeiro episódio, sobre a obesidade, discutindo cinco formas que a cidade nos engorda. Saldiva trata de assuntos como a genética da obesidade, gestação tardia, aspectos culturais e comerciais e como o ritmo da cidade influencia na nossa saúde.  

 

2- Por que a cidade afeta nossa saúde mental?

Quantos de nós acordamos ansiosos durante a noite ou conhecemos alguém que tem depressão? Dr. Paulo Saldiva fala, neste segundo episódio, sobre os transtornos mentais, que são desencadeados, muitas vezes, pelas condições de vida nas metrópoles. Deste modo, ele discute porque a cidade afeta a nossa saúde mental, tratando de assuntos como solidão coletiva, boa convivência familiar e consumo elevado de álcool e drogas. 

  

3- Fumamos um cigarro a cada 2 horas de tráfego

Vocês sabiam que a poluição que os carros transmitem faz com que a gente fume o equivalente a 5 cigarros por dia? O Dr. Paulo Saldiva fala, neste terceiro episódio, sobre poluição do ar, produzida principalmente, nas grandes cidades, pelo intenso tráfego de veículos. Essa penetra também em nossas casas, afetando nossos pulmões e diferentes partes do nosso corpo. Deste modo, ele discute sobre as causas, consequências e possíveis soluções para esse mal das metrópoles.  

   

4- Por ano morrem, em São Paulo, cerca de 350 pessoas de gripe

Hoje nós vamos discutir a contagiosidade, as febres, em geral, que assombram as cidades há milhares de anos. E por que isso acontece? Você sabia que, no ano de 2017, morreram no mundo 650 mil pessoas por gripe? O Dr. Paulo Saldiva discute, neste quarto episódio, sobre alguns pontos que fazem com que adoecemos de forma mais frequente nas metrópoles, como a aglomeração de pessoas, a cultura da produtividade e o acúmulo de lixo. 

  

5- Ao vivermos sozinhos, não alimentamos a alma e concentramos a tensão no nosso estômago 

Hoje nós vamos voltar ao tema obesidade, que foi abordado também anteriormente em outro episódio. O Dr. Paulo Saldiva discute, neste quinto episódio, sobre mais três fatores urbanos que fazem com que a gente engorde com mais facilidade nas cidades, abordando temas como tipo de mobilidade; estilo de vida, visto que existem inúmeras pessoas vivendo sozinhas hoje em dia; e compostos químicos, presentes em muitas comidas industrializadas e na poluição do ar que inalamos.

 

6- Nós submetemos o nosso organismo a uma estratégia de trabalho

Você sabia que a depressão, hoje, no Brasil, é a segunda maior causa de afastamento do trabalho? O Dr. Paulo Saldiva fala novamente, neste sexto episódio, sobre as doenças mentais, discutindo algumas formas que as cidades prejudicam nossa saúde mental. Alguns fatores são o stress, a competitividade pela sobrevivência e, é claro, o fato de que nas cidades nós dormimos mal. Afinal, quantas horas nós passamos no escuro hoje em dia? Pouquíssimas. A cidade está longe de ser um spa de relaxamento e somos pressionados por todos os lados.  

 

7- Como a gente perde tempo das nossas vidas

Você sabe quanto tempo das nossas vidas perdemos no trânsito? O Dr. Paulo Saldiva fala, neste sétimo episódio, quantas coisas da cidade deixamos de usufruir por causa dos engarrafamentos. Hoje, em horários de pico, a velocidade nas vias urbanas chega a 9 km/h. O resultado? Tempo, dinheiro e, claro, saúde que deixamos para trás. 

 

8- Mais da metade das cidades brasileiras não possui nenhum tipo de tratamento de esgoto

É muito medieval o fato de que boas condições de saneamento básico não tenham chegado para todo mundo! E é por isso, que o Dr. Paulo Saldiva fala, neste oitavo episódio, sobre as febres, que continuam habitando nas ruas das cidades e estão muito relacionadas ao saneamento. Foi na Idade Média que as febres e as infecções, por falta de saneamento, tiveram seu auge. Ou seja, infelizmente, as cidades não eram ambientes saudáveis e isso persiste muito em algumas regiões do mundo e, também, no nosso País.  

  

9- Hoje existe um culto ao transporte motorizado

Por que deixamos de ter mobilidade ativa? O Dr. Paulo Saldiva fala, neste nono episódio, como o padrão de mobilidade é um grande fator que contribui para obesidade, discutindo, deste modo, sobre mobilidade ativa e passiva. Hoje podemos perceber que existe um culto ao automóvel, que tornou-se símbolo de potência, liberdade e realização. Não à toa, o paulistano perde cerca de duas horas e meia, em média, em um sedentarismo compulsório. 

 

10 - Quantas horas você passa no escuro?

Como é o ritmo de vida de uma cidade que não dorme? O Dr. Paulo Saldiva volta a falar, neste décimo episódio, sobre doenças mentais e suas relações com as cidades. Ele aborda, especificamente, o ciclo de luz e o ritmo de trabalho em uma metrópole. Você sabia que em países onde existe alteração do ciclo da luz, a taxa de depressão sazonal aumenta 5 vezes? Vem com a gente que vai ser bem interessante!  

 

11- Como a poluição do ar afeta nossa saúde

Não é porque você não vê a poluição do ar, não quer dizer que ela não exista. Em cidades grandes, como São Paulo, a poluição é um dos principais problemas que afeta a qualidade de vida daqueles que vivem nas metrópoles. O Dr. Paulo Saldiva fala, neste décimo primeiro episódio, sobre a poluição atmosférica. Afinal, do que ela é composta? Como ela afeta os nossos órgãos e nossa saúde? E quais são as doenças que podemos contrair por estarmos expostos a ela? Essas e outras dúvidas serão explicadas para que possamos conciliar o viver nas cidades com a nossa saúde. 

 

12- O que acontece quando acaba a água?

Como viver em períodos de falta d'água? O Dr. Paulo Saldiva fala, neste último episódio, de um dos principais elementos para a sustentabilidade urbana: a água. Nossa cultura tem o costume de esbanjar o uso da água, mesmo em períodos de racionamento e carências dela. Para ser resolvido, a solução precisa vir de iniciativas individuais, de políticas públicas e de leis de incentivo bem estruturada. 

 

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes